10 curiosidades sobre Chapolin Colorado

Mais ágil que uma tartaruga mais forte que um rato mais inteligente que um asno ele é o Chapolin Colorado, criação do comediante Mexicano Roberto Gómez Bolaños esse herói atrapalhado surgiu 2 anos antes do seriado Chaves, começando como um quadro no programa “Los supergenios de la mesa cuadrada” elevando a audiência da emissora e logo ganhou horário próprio no ano de 1973 com episódios de 30 minutos. Se você quer saber algumas curiosidades sobre esse personagem continue lendo a esse artigo de 10 curiosidades sobre Chapolin Colorado.

10 curiosidades sobre Chapolin Colorado


1. A cor do uniforme


A cor do uniforme


Durante o processo de criação do personagem Chespirito gostaria que o uniforme dele fosse verde e o nome seria Chapolin e Justiceiro, porém na emissora onde trabalhava havia apenas 4 cores de tecido o preto que era muito fúnebre, branco que prejudicaria a iluminação, azul que seria impróprio para os efeitos especiais e vermelho que acabou sendo a opção escolhida, além disso no início o traje de Chapolin possuía duas asas porém depois de um tempo o traje foi renovado e retiraram essas asas e quem confeccionou o uniforme de Chapolin foi Graciela Fernández a primeira esposa de Roberto, esse personagem foi oferecido para vários atores que infelizmente não aceitaram interpretá-lo pois não se interessaram pelo papel.


2. O seu nome completo


O seu nome completo


O nome do pai de Chapolin Colorado é "Pantaleon Colorado" e o da sua mãe "Luisa Lane" e seu nome completo é "Chapolin Colorado Lane" a palavra Chapolin provém de um inseto que é uma espécie de gafanhoto de cor vermelha que inclusive é utilizado na culinária mexicana que costuma ser consumido frito ou refogado em diversos pratos, ele poderia ser filho de “Clark Kent” com “Lois Lane” já que  Pantaleon poderia vir de Pantalones e Pantaleon Colorado seria calça vermelha fazendo uma referência a cueca vermelha do traje do Superman.





3. A letra CH


A letra CH


Esse personagem leva as letras ch no início de seu nome como a maioria dos personagens criados por Chespirito, além disso sabia que Chapolin é primo de chompiras.


4. O sapato do Chapolin Colorado


O sapato do Chapolin Colorado


Os sapatos utilizados pelo Chapolin Colorado tinha um design muito semelhantes aos conhecidos clássicos converse all star, não dá para confirmar que os sapatos são dessa marca, mas em alguns episódios podemos ver que seus sapatos tinha um rótulo em forma de coração amarelo na mesma posição em que colocava a marca converse.


5. O símbolo de um coração na roupa do Chapolin


O símbolo de um coração na roupa do Chapolin


Muitas pessoas se perguntam qual a razão pela qual Chespirito usou um coração como parte dos principais símbolos de Chapolin Colorado, segundo o próprio Roberto ele escolheu a forma de um coração para representar diante do público que todas as coisas devem ser feitas com amor.





6. Chapolin ganhou a sua própria série animada


Chapolin ganhou a sua própria série animada


O personagem Chapolin apareceu em diversas ocasiões no seriado Chaves e também saiu em comerciais de televisão para fazer propaganda de vários produtos, e assim como o Chaves, Chapolin ganhou sua própria série animada.


7. O sucesso


O sucesso


Só para ter uma ideia do sucesso Chapolin Colorado foi o primeiro programa mexicano a se tornar internacional, a Guatemala foi o primeiro país a comprar o seriado e o Equador o primeiro na América do sul com exceção de Cuba, se espalhou por todos os demais países do continente incluindo os Estados Unidos.


8. A estreia do seriado


A estreia do seriado


Segundo a emissora SBT a estreia do Chapolin no Brasil ocorreu no dia 24 de agosto de 1984 às 18 horas no programa “TV Pow” apresentado por Sérgio Mallandro e Mara Maravilha e o primeiro episódio a ser exibido foi “O cleptomaníaco”.





9. Uma curiosidade


Uma curiosidade


O criador de “Os Simpsons” revelou que criou o personagem Abelhão após assistir Chapolin na televisão de um motel na fronteira entre os Estados Unidos e México.


10. O personagem em si


O personagem em si


Dos personagens que criou esse é o mais parecido com o Roberto segundo ele mesmo, Roberto já declarou diversas vezes que o seu maior defeito era o medo, mas assim como Chapolin mesmo com medo ele enfrentava os problemas, durante o episódio “20 mil beijinhos para não morar com a sogra” de 1979, Roberto acabou se machucando de verdade depois de tropeçar em uma parte do cenário o que acabou ocasionando um corte no supercílio onde ele foi obrigado a gravar os episódios seguintes usando um tapa olho para esconder os pontos, esse ferimento contribuiu para que bolaños decidisse terminar com o seriado naquele ano, ele estava com 50 anos e achou arriscado continuar interpretando o herói, mas apesar de ter anunciado o fim do personagem bolaños voltou a gravar em 1980 dentro do programa Chespirito até o ano de 1992.

Roberto com sua genialidade criou um herói diferente de todos os outros, medroso atrapalhado, baixinho, fraco, magro e outras características que poderiam torná-lho o inferior aos seus inimigos, mas a sua vontade de ajudar as pessoas indefesas é maior do que qualquer fraqueza que ele possua.

Se você gostou desse artigo compartilhe com os seus amigos e inscreva-se no Feed do blog, um grande abraço e até mais!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário



Topo