10 curiosidades sobre a Copa do Mundo

Estamos no clima da Copa do Mundo de 2018, não é a toa que o Brasil vem se destacando como o país que mais ganhou a Copa do Mundo, sabemos que no nosso dia a dia é quase impossível não ouvir alguém do nosso lado falar sobre futebol, seja no trabalho, na escola ou até mesmo dentro do ônibus. Sejam bem-vindo ao Teclandoo e no artigo de hoje listamos as 10 curiosidades sobre os mundiais ou a Copa do mundo. Antes de começar já compartilha com os amigos para ajudar na divulgação do artigo e vamos começar.


10 curiosidades sobre a Copa do Mundo


1. A Origem


A Origem


O idealizador da Copa do Mundo foi o francês Jules Rimet que em 1928 teve a brilhante ideia de reunir seleções em um campeonato denominado Copa do Mundo FIFA, na época o francês era o presidente da entidade máxima do futebol e ficou acertado que a primeira Copa seria realizada em 1930 com o Uruguai sendo o país sede, que mais tarde viria a ser o campeão, a primeira taça foi inicialmente chamada de “taça culto monte” ou “taça Copa do Mundo” traduzido do francês, o troféu era feita em ouro maciço e no ano de 1946 foi rebatizada pelo nome do idealizador da copa, ou seja, a partir desse ano começou a ser chamada de taça “Jules Rimet”, por sugestão de Jules a seleção que conseguisse vencer um total de 3 copas do mundo primeiro, ficaria com a posse definitiva do troféu, e para a nossa alegria a seleção que conseguiu realizar essa façanha foi a Seleção Brasileira que venceu os mundiais de 58, 62 e de 70, mas infelizmente a taça foi roubada da sede da CBF no ano de 1983 e nunca mais foi localizada.




2. O primeiro jogo e o autor do primeiro gol 


O primeiro jogo e o autor do primeiro gol


Participaram da primeira Copa do Mundo um total de 13 seleções com representantes apenas da América do Sul, da América do Norte e da Europa, o primeiro jogo aconteceu no dia 13 de julho de 1930 às 15 horas no estádio pocitos em Montevidéu, quando a França e o México duelaram em partida válida pelo grupo 1 com vitória dos Franceses pelo placar de 4 a 1, o primeiro gol da história dos mundiais foi marcado pelo francês Lucien Laurent aos 19 minutos do primeiro tempo.


3. O maior público da história em uma partida 


O maior público da história em uma partida


Na final da copa de 1950 onde infelizmente a Seleção Brasileira perdeu o título para seleção uruguaia onde 199.854 pessoas testemunharam Alcides Ghiggia acabar com sonhos do primeiro título brasileiro em copas, a partida foi realizada no estádio do maracanã recém-inaugurado para disputa do mundial, e essa é até hoje a partida de futebol com maior número de espectadores dentro de um estádio na história do esporte.





4. O jogador que foi mais vezes campeão e o que marcou mais gols em uma única edição 


O jogador que foi mais vezes campeão e o que marcou mais gols em uma única edição


Foi na copa de 1958 na Suécia que Pelé se apresentou ao mundo, o jovem atacante que na época tinha apenas 17 anos, além de ter sido o jogador mais jovem a conquistar o título de copa com direito a dois gols na final contra os donos da casa, foi eleito também o melhor jogador jovem da competição, a partir daí Edson Arantes o Pelé jogaria mais três copas a de 1962, 1966 e 1970, conquistando mais dois títulos, o que faz dele um futebolista com maior número de títulos de copas conquistadas, os 13 gols marcados pelo francês Just Fontaine na copa de 1958 fazem dele o maior artilheiro em uma única edição de copa, o ex-atacante marcou gols em todos os 6 jogos da seleção francesa naquele mundial e obteve a incrível média de 2,17 gols por jogo.


5. A maior goleada aplicada na história da Copa


A maior goleada aplicada na história da Copa


A Copa do Mundo de 1982 foi realizada na Espanha, a grande favorita a levar aquele mundial era a seleção brasileira que jogava o futebol vistoso e com muita técnica, o favoritismo durou até o jogo contra a cultura campeã Itália que com a ajuda de Paulo Rossi autor dos três gols da vitória italiana eliminaram os brasileiros, mas não foi apenas esse jogo ou futebol vistoso do Brasil que chamaram a atenção naquele mundial, em partida válida pelo grupo C a seleção da Hungria aplicou a maior goleada da história dos mundiais quando venceu a seleção de El Salvador pelo placar de 10 a 1.




6. O jogador mais novo e o jogador mais velho a marcar um gol em Copa do Mundo 


O jogador mais novo e o jogador mais velho a marcar um gol em Copa do Mundo


Não é à toa que o Pelé foi considerado o atleta do século 20, o ex-jogador bateu quase todos os recordes possíveis para um futebolista, e o posto de jogador mais jovem a marcar um gol em copas não poderia ser de outra pessoa, foi na partida contra a seleção do país de Gales válida pelas quartas de final da copa de 1958 que Pelé balançou as redes pela primeira vez a marcar o gol da vitória e da classificação canarinho para semifinais, na época o jovem rapaz tinha apenas 17 anos e 239 dias de idade, já o futebolista mais velho a marcar um gol em mundiais foi o camaronês Roger Milla que na partida entre Rússia e Camarões válida pelo grupo B da Copa de 1994 marcou o gol de honra dos camaroneses na goleada russa por 6 a 1.


7. O gol mais rápido da história das copas 


O gol mais rápido da história das copas


O gol mais rápido em uma copa do mundo aconteceu na edição de 2002 que levou apenas 11 segundos para ser marcado, o responsável por tal feito foi o turco Hakan Sukur da partida entre Turquia e Coreia do Sul que valia a disputa pelo terceiro lugar daquele Mundial.





8. O maior artilheiro da história das copas 


O maior artilheiro da história das copas


Essa é uma curiosidade que não é novidade para muita gente, afinal de contas o bendito recorde de 16 gols quebrado por Miroslav Klose aconteceu justamente no fatídico 7 a 1 da Alemanha para cima do Brasil, o recorde anterior pertencia ao brasileiro Ronaldo que mantinham recorde de 15 gols em mundiais desde a copa de 2006, os 16 gols do alemão foram marcados em 4 copas diferentes, tendo marcado 5 gols em 2002, 5 em 2006, 4 em 2010 e 2 gols em 2014.


9. Os jogadores que mais disputaram copas 


Os jogadores que mais disputaram copas


Atualmente o recorde de copas disputadas pertence a três futebolistas sendo eles o ex goleiro mexicano Antonio Carbajal que disputou os mundiais de 1950, 1954, 1958, 1962 e 1966, ao ex meio-campista alemão Lothar Matthaus que jogou os mundiais de 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998, e ao goleiro italiano Gianluigi Buffon que esteve presente nos mundiais de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Há uma observação que precisa ser destacada: apenas Carbajal e Matthaus atuaram em 5 copas diferentes, enquanto o goleiro Buffon foi reserva na copa de 1998 e não entrou em campo nem uma vez, outra coisa que precisa ser lembrada é que Buffon poderia ter se isolado como único jogador a estar presente em 6 mundiais diferentes, mas infelizmente a seleção italiana não conseguiu se classificar para o mundial da Rússia em 2018.


10. A única seleção na história a não sofrer gols em uma copa


A única seleção na história a não sofrer gols em uma copa


Foi na Copa do Mundo de 2006 realizada na Alemanha que esse curioso fato aconteceu, a seleção da Suíça que estava no grupo G se classificou como líder após duas vitórias por 2 a 0 e 1 empate sem gols, nas oitavas de final os Suíços enfrentaram a seleção da Ucrânia e veio um novo empate que por sua prorrogação e a disputa de pênaltis com os Ucranianos eliminando os Suíços, sem que este sofresse um gol sequer durante todo o mundial.

E aí curiosos. Qual dessas curiosidades que mais lhe chamou atenção? não se esqueça de se inscrever no Feed do blog para não perder as curiosidades que são lançadas todos os dias aqui no Teclandoo, ficamos por aqui e até o próximo artigo. Valeu!!


Via: Wikipedia


Nenhum comentário :

Postar um comentário



Topo